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USP FORTALECE NARRATIVAS AFRICANAS COM HIP HOP, CAPOEIRA, GRAFITE E DANÇA!


Muito bem planejado, esta iniciativa da FE (Faculdade de Educação) da USP, tem como objetivo, estreitar vínculos entre as atividades escolares junto as vivências do estudante periférico, promovendo a sua inclusão e acolhimento.

O projeto "Docências Compartilhadas, Formação Continuada e a Lei 10.639/03: O Papel das Culturas Urbanas em Escolas Públicas de Diferentes Regiões Periféricas" desenvolvido na Faculdade de Educação (FE) da USP é uma iniciativa importante no contexto da educação étnico-racial no Brasil . 

Ele se concentra em trazer conhecimentos sobre a cultura africana para as salas de aula da rede pública de ensino, promovendo atividades transdisciplinares e utilizando expressões artísticas como a capoeira, danças circulares, hip hop, rap e outras como metodologia de ensino.

A Lei 10.639/03 e a Lei 11.645 são marcos legislativos no Brasil que determinam o ensino da história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica. 

Essas leis pretendem combater o racismo estrutural e promover uma educação mais inclusiva e diversificada, apoiando a importância dessas culturas na formação da identidade nacional.

O projeto não apenas cumpre esses leis, mas também busca trazer uma perspectiva mais ampla das culturas urbanas para a educação, aproximando a rotina escolar das vivências dos estudantes, especialmente aqueles que vivem em regiões periféricas. 

Isso é importante para que os alunos se sintam representados e valorizados em suas experiências culturais e étnicas, ao mesmo tempo em que promove a diversidade cultural do Brasil.

Ao envolver professores de todas as áreas em conjunto, o projeto busca uma abordagem interdisciplinar e holística, integrando os conhecimentos sobre as culturas africanas e afro-brasileiras em diversos aspectos do currículo escolar. 

Além disso, ao utilizar formas de expressão artística como a capoeira e o hip hop, o projeto torna o processo de aprendizagem mais envolvente e dinâmico, tornando a educação mais acessível e atraente para os estudantes.

No geral, iniciativas como essa desempenham um papel crucial na promoção da equidade racial na educação e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Texto: José Santos (Maestro Cidão) jornalista/publicitário Fonte: jornal.usp.br / Foto Ilustrativa: pexels.com

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