Lojas e Comércio

Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba

Em Construção e Breve Aberto para Anúncios - (19) 9.8975.8934

A CHEGADA DOS PRIMEIROS MIGRANTES NORDESTINOS A PIRACICABA!

A chegada dos nordestinos a nossa cidade, é um fato histórico que ocorreu durante o século XX, principalmente entre as décadas de 1950 e 1960, e essa migração em massa foi motivada por uma série de fatores socioeconômicos e ambientais, que afetaram duramente a região Nordeste do Brasil.

Um dos principais motivos que contribuíram para esta migração, foi a seca e as condições climáticas adversas, pois o nordeste brasileiro, é conhecido por enfrentar longos períodos de seca e escassez de água, o que torna a agricultura e a sobrevivência, extremamente desafiadoras para muitas comunidades.

Por isso, a condição da pobreza, desigualdade social, falta de acesso, oportunidades econômicas e educação de qualidade, os motivaram na deslocação e procura de uma  melhor condição de vida em outras partes do país.

Esta esperança e sonho de vida, os direcionaram em encontro a um  Programas de Desenvolvimento e Industrialização, que estava sendo implantado na época, pelo governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Houve então neste período, um forte estímulo à industrialização do Brasil, principalmente na região Sudeste do país, criando muitas oportunidades de emprego em cidades industrializadas, e entre elas estava a cidade de Piracicaba.

A  migração ao interior do Estado também representava para eles, a esperança de encontrar trabalho remunerado, melhores condições de vida e acesso a serviços básicos como saúde e educação: e assim a chegada dos nordestinos a Piracicaba e interior paulista, teve um impacto significativo na cultura e na dinâmica socioeconômica  da cidade e até hoje, muitos moradores e descendentes de migrantes que aqui chegaram, desenvolvem diversas ações, tanto na área rural, urbana, construção civil, ou demais setores.

OS PRIMEIROS BAIRROS NORDESTINOS DE PIRACICABA

O primeiro bairro de Piracicaba que recebeu uma pequena concentração de migrantes nordestinos foi o Bairro dos Alemães. O local era originalmente habitado principalmente por imigrantes alemães, mas ao longo do tempo, com a migração nordestina, passou a abrigar também uma população significativa dessa região do Brasil.

No início, este bairro foi um dos principais destinos dos trabalhadores nordestinos que aqui chegavam, em busca de oportunidades de emprego, principalmente entre a décadas de 1950 a 1960, e isto em muito contribuiu para a diversificação cultural e social do município e enriquecendo a cidade com novas tradições, costumes e influências culturais.

Porém, pouco tempo depois, o título de  acolhimento, passou, a pertencer ao bairro da Vila Cristina, região situada ao lado sul da cidade, e que ficou conhecida pelo acomodo e abrigo de muitas famílias  de migrantes nordestinos e de várias regiões do Nordeste.

Deste modo, a Vila Cristina começou a se firmar como uma das importantes áreas de ocupação de migrantes nordestinos na cidade.

Assim, o bairro dos Alemães, Vila Cristina, assim como em muitas outras cidades do interior, e de várias partes do país, foram testemunhas vivas da  chegada das centenas  e milhares de nordestinos, em busca de novas oportunidades. 

Com o tempo, assim como a Vila Cristina, outras áreas próximas  também se firmaram na concentração do povo nordestino, e esta comunidade se espalhou para bairros mais distantes, conforme o seu crescimento e padronização de vida, contribuindo também, na diversidade cultural e gastronômico de Piracicaba.

Em resumo, de uma maneira geral e única, ao longo dos anos, a presença dos nordestinos ao somarem com a chegada de imigrantes de outros países, também enriqueceu a cultura local, caracterizada pela pacífica convivência de diferentes grupos étnicos, no qual contribuiu para a formação de uma nova  sociedade piracicabana, plural e diversificada.

Texto: José Santos (Maestro Cidão) - jornalista / publicitário

Foto Ilustrativa: Arquivo Público-DF /  Bibliografia: "Nordestinos em São Paulo: cotidiano, trabalho e sociabilidade (1940-1960) " - ( Néstor Pereira Júnior) / Migração Nordestina para o Sudeste: Impactos Socioeconômicos e Culturais" ( Maria de Lourdes Lima).


Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

أحدث أقدم