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O ASFALTO vs CONCRETO NA TRANSFORMAÇÃO URBANA!

A substituição do asfalto por pavimentos de concreto é uma tendência que vem ganhando força em diversas cidades, inclusive Piracicaba. Essa mudança traz uma série de benefícios, como maior durabilidade, redução nos custos de manutenção de veículos, melhoria na segurança do trânsito, menor ocorrência de acidentes e diminuição da poluição.

Em Piracicaba, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 1 bilhão em obras de pavimentação em concreto, contemplando trechos de vias com problemas recorrentes no pavimento e o Consórcio SA3 foi o vencedor da licitação, com um contrato no valor de R$ 89.728.052,44.

A escolha pelo pavimento de concreto deve nas suas vantagens, como menor necessidade de manutenção preventiva e corretiva, maior segurança devido a macro e micro texturas, economia de gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente.

Atualmente, na cidade de Fortaleza (foto), Capital do Ceará, também o uso do piso intertravado (pavimento de blocos de concreto), está sendo adotado em diversas vias, trazendo benefícios positivos, como drenagem eficiente de água, redução do efeito de ilha de calor, filtragem e purificação de água, redução do escorregamento, melhoria da segurança, aumento da vida útil do pavimento e melhoria na devolução em economia de combustível; tudo que a avenida 31 de Março, nas proximidades do Teatro Municipal de Piracicaba e a avenida  Armando Salles precisariam para possível diminuição e amenização dos transtornos de enchentes que invade aquela área, em épocas de chuvas .

Além disso, uma técnica de whitetopping é utilizada para recapeamento de ruas, garantindo rapidez na colocação da pavimentação e qualidade na dificuldade do intertravado. Mas isto é uma outra história...

Porém, o concreto de pavimentação, por sua vez, é uma escolha frequente em rodovias, devido à sua alta durabilidade e capacidade de suportar cargas pesadas.

Apesar desses avanços, os especialistas acreditam que o asfalto ainda terá seu lugar em muitas ruas, mas a tendência de adoção de pavimentos mais resistentes e reforçados parece ser uma escolha sensata, especialmente em vias de tráfego intensos e rodovias.

O beneficio da pavimentação de concreto também coopera com o diminuir do custo com manutenção de veículos, minimiza possíveis transtorno de conserto de buracos, diminui a poluição, pois não deformam quando há tração, frenagem e provas de cargas dos veículos, melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara, além de maior durabilidade quando comparado a outros pavimentos. 

Os primeiros locais que poderão receber  novos pavimentos na cidade, é avenida 1º de Agosto, no bairro Algodoal (entre a passarela de pedestre até a avenida Mario Dedini); avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até a rodovia Luiz de Queiroz - foto), e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via). 

Nesta primeira etapa de pavimentação serão usados ​​dois tipos de material, sendo um de PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para onde há tráfego de veículos leves, e o outro de pavimento rígido, para tráfego pesado.

 De acordo com a Semuttran, Piracicaba tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% do pavimento asfáltico na cidade encontra-se com a vida útil vencida.

Texto: José Santos (Maestro Cidão) - jornalista/publicitário - Fotos: Kid Junior (Diário do Nordeste) / Jimenes (piracicaba.sp.gov.br)

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