Além disso, integra um dos quatros distritos fundamentais da cidade: Tupi, Guamium, Ibituruna e Artemis e sua fundação remonta no ano de 1823, quando era denominada de Corumbatahy, época em que a cidade de Saltinho também era distrito de Piracicaba, por aproximadamente 97 anos, entre 29 de dezembro de 1921 e 30 de dezembro de 2018, data oficial da sua emancipação,
Próximo ao Corumbataí, rio que margeia o bairro distrito Santa Terezinha, foi fundado um marco da criação de um importante Parque Temático, que conta a história da resistência dos escravos que ali moravam, formando um dos mais importantes Quilombo da época, com cerca de mais de 5.000 mil pessoas que viveram pacificamente em liberdade por muitos anos, mas foram cruelmente dizimados por tropas paulistas a mando do governador provinciano da época, devido a "Fake News" levantado na época, sob a possibilidade de haver jazidas de ouro no local
Mas isto é uma outra história...
Somente em 1927, juntamente com a colocação da pedra fundamental da igreja matriz, é que o bairro distrital recebeu o nome de Santa Terezinha. No entanto, a sua oficialização ganhou força em 6 de março de 1935, e o estatuto de distrito só foi concedido em 20 de fevereiro de 1922, por meio da lei municipal 8092.
Atualmente, Santa Terezinha se destaca como um polo vibrante da cidade, oferecendo à população uma ampla gama de serviços e comércios.
Hoje, é possível encontrar desde instituições bancárias até lojas de vestuário, calçados, eletrodomésticos, clínicas odontológicas, casas lotéricas, estabelecimentos de tintas, materiais de construção, informática, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, denominações religiosas, açougues, agências imobiliárias, supermercados, hipermercados e também novos bairros estão surgindo ao seu redor, enriquecendo ainda mais a região.
Atualmente, o distrito de Santa Terezinha é circundado por bairros como Vila Sônia (onde está localizado o terminal rodoviário e o pronto socorro que atende a maioria dos bairros), Balbo ou Parque Piracicaba, Javari, Monte Rey, Boa Esperança (Morro), Parque Holanda , Taiguara, IAA, Bessy, Parque e São Luiz.
Mais ao sul, encontramos o Jardim Maria Claudia, Vale do Sol, Jardim Castor, São Vicente I e São Vicente II, Jardim São Mateus. Ao norte, o bairro Tanquinho também se destaca, sem mencionar o luxo de contar com uma ponte estaiada "Moacyr Bernardino", que conecta com o bairro Industrial e demais comunidades do outro lado do rio Corumbataí, como o Parque Conceição II, Mário Dedini, Altos de Piracicaba, Jardim Diamante, Vila Fátima e Jardim Primavera.
Nas lembranças e memoria da população do bairro, entre os moradores mais experientes, podemos encontrar centenas de contos, fatos, causos e historias de "arrepiá o cangote" que confirmam as fases e a evolução da comunidade.
Parabéns ao Bairro Distrito de Santa Terezinha pelos seus duzentos anos de história.
Texto: José Santos (Maestro Cidão) 007.4524/SP / Foto Ilustrativa: Primeira igreja de Santa Terezinha( 1927) / jornalista José Santos (Maestro Cidão) / Bibliografia: "Os Caingangues de São Paulo: Uma História dos Índios no Litoral Paulista" - Autor: Renato Sztutman
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!