capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA CATEDRAL DE PIRACICABA

 

Antes da construção da Catedral de Santo Antônio, existia naquele mesmo lugar, uma  igreja secular, que foi demolida, "sem choro e nem vela", conhecida como Matriz de Santo Antônio e possuía apenas uma torre central. 

Era uma construção centenária, do estilo neoclássico e já estava muito antiga, pois ela havia sido construída a quase dois séculos, com mãos de obra escrava, em 21 de Junho de 1774. 

A idéia da ampliação da Matriz para uma Catedral, só veio a tona, 172 anos depois, em 1946, após a chegada do primeiro bispo a igreja, Dom Ernesto de Paula, que sobre pressão da opinião publica daquela época, insistia  na construção de uma nova igreja no local, porém, o Bispo estava muito receoso com o processo, por  ser  recém chegado na cidade, conhecer na prática, o quão é difícil liderar uma mega construção religiosa e principalmente, o real valor  patrimonial e histórico que a Matriz representava a cidade, ao longo dos séculos.

Mas a insistência do povo, o convenceu na realização da obra, e assim, Dom Ernesto foi na busca em consultar  vários engenheiros locais, que chegaram na conclusão final, que a melhor solução estava na sua demolição. 

Assim, em 22 de janeiro de 1946, durante  reunião do clero, Dom Ernesto comunicou em primeira mão, a sua decisão em construir a tão sonhada Catedral de Santo Antônio e recebendo ali, total aprovação.

 Deste modo, a antiga Matriz foi demolida em meio a protesto de alguns conservadores, mas mesmo assim, o Bispo seguiu em frente, publicou um edital na imprensa e levou a obra a diante.

A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA SÃO BENEDITO!

Durante a sua construção, a igreja de São Benedito, situada na rua do Rosário, próximo a Matriz e onde se concentrava os negros religiosos da cidade, se tornou provisoriamente em uma "Pré Catedral" e no dia 25 de janeiro do mesmo ano, Dom Ernesto celebrou sua última missa na Matriz e em seguida transportou a imagem de Santo Antônio para o altar da Igreja São Benedito, e a noite, em procissão, o Santíssimo Sacramento também foi levado a igreja e  no dia seguinte, iniciou-se a demolição da igreja.

 Dois anos depois, acontece a primeira missa da Igreja Catedral, realizada no dia de festa da celebração de  Santo Antônio, padroeiro de Piracicaba, porém, a sua celebração oficial, só aconteceu realmente, no dia 27 de setembro de 1950 pelo pároco, Monsenhor Manoel Francisco Rosa, que a  comemorou junto ao seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, com a presença de bispos e padres de várias regiões cidades.

Mais dois anos se passaram, e em 1958, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek, governador Jânio Quadros, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios, aconteceu a benção das duas torres da catedral, colocando deste modo, fim ao processo da sua construção.

Texto: José Santos (Maestro Cidão) 

Fonte de pesquisas: Wikipédia, Diocese, a província / Foto ilustrativa

Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem