O Bairro da Vila Rezende, é hoje uma dos principais polos comerciais de Piracicaba e sua origem se deu em meados de 1881, com a construção do Mirante, Engenho Central, este, tombado pela prefeitura municipal e empossado pela Secretaria de Ação Cultural.
Mas foi em 22 de setembro de 1878, que a história do bairro começou a surgir, através da visita do Imperador Dom Pedro II e sua comitiva a Piracicaba, hospedando se no palacete do Dr. Estevão Ribeiro de Souza Rezende.
O Imperador, resolveu fazer uma excursão de canoa pelo Rio Piracicaba e convidou o Dr. Estevão e sua esposa Augusta, para irem juntos com ele e a comitiva até o canal Torto, e dali, embarcarem em um barco a vapor da Companhia Paulista até o bairro Limoeiro.
Dois dias depois, Dom Pedro II e a sua comitiva seguiu de Piracicaba rumo a São Paulo, mas antes de sair, o nomeou com o título de "Barão de Rezende", por ter sido um bom anfitrião durante a sua visita.
Com este "apadrinhamento", Estevão tornou-se então, vereador por três mandatos, deputado provinciano e líder empresarial da Vila Rezende, dando inicio as construções que hoje nós conhecemos.
Como na época, era ele quem mandava no "pedaço", fez bom proveito do titulo e evoluiu o bairro da Vila Rezende, com abertura de novas ruas e construções notáveis como o Canal do Mirante (1880), Engenho Central (1881), o Mirante em 1895 e a "ponte nova"(Ponte do Mirante ou Ponte Rebouças), que liga o bairro a região central, e que fora construída por dois talentosos engenheiros negros, os Irmãos Rebouças, em 1875, sendo na época uma das maiores pontes do País.
O Barão de Rezende também esteve a frente da construção da igreja da Matriz, o Instituto Baronesa de Rezende e instalações de grandes industrias como a Dedini, Codistil, Santini, Gobim, Ometto e Mantoni; e bairro conta hoje com quase 100 mil habitantes.
A partir do ano de 1950, outros bairros começaram a surgir em seu redor, sendo a Vila Areão (hoje bairro) como a umas da pioneira entre elas.
Hoje o bairro da Vila Rezende é um importante polo comercial, ao lado de Santa Terezinha, Paulista, Paulicéia, Morumbi, Pompéia, e nele se encontra desde produtos domésticos a industriais, com lojas de calçados, instrumentos musicais, cosméticos, salão de beleza, padarias, escolas, igrejas evangélicas, igrejas católicas, pet shop, imobiliárias, veículos, farmácia e muitos outros.
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!