capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

CIDADE SOFRE COM ASFALTO FRACO E RUAS EMBURACADAS!

 

Antes de falarmos sobre este fato, que a cada dia vem aumentando  com as chuvas e castigando a nossa cidade devido a falta de uma logística eficiente das secretarias responsáveis ou defesa civil, precisamos, porém, entender como é feito o asfalto, pois, o que nós chamamos de “asfalto”, na verdade é chamado de  "pavimentação"; o asfalto é apenas o material usado no revestimento, dependendo do tipo de pavimentação.

O nome técnico é "Concreto Betuminoso Usinado a Quente", e ele  precisa ser misturado com areia e brita, para enfim formar a superfície para a pavimentação.

Embora a superfície lisa e suave pareça estar  associada na qualidade da pavimentação, porém, isto é puro engano, pois na verdade, é apenas a "embalagem" deste produto, pois o seu  bom resultado depende da qualidade do conteúdo formado por três camadas, (sub leito, sub base e base) e só assim saberemos  se ele ficará excelente ou não.

COMO FUNCIONA!

O processo correto de pavimentação de uma rua ou o conserto de um buraco, começa com uma boa terraplenagem do terreno, compactado e bem preparado para suportar  as camadas que virão por cima. Essa camada é chamada de sub leito, que é o solo natural compactado com outros tipos de solo para que a superfície fique estável.  

Em seguida, é colocado uma segunda camada, com cerca de 20 cm que é a sub-base, sendo formado por cascalho e pedregulhos e finalmente uma  terceira camada, também compactada  de cascalho e pedregulhos e só então, finalmente,  é aplicada a capa de asfalto que dá a suavidade no acabamento e impermeabilização, impedindo que as águas das chuvas causem erosão na pavimentação.

Desta certa forma, se a obra de pavimentação for executada corretamente, no seu bairro, dificilmente virá trazer  descontentamentos na comunidade e a sua rua terá  um piso durável e de boa  qualidade, caso contrário, ela ficará como você sempre vê na maioria das ruas e estradas do nosso município  e muitas outras cidades.

Agora que  sabemos basicamente de como é feito um asfalto duradouro, aquelas desculpas formais de enrolação sobre esta questão tão séria, deverão agora ser melhor revista, pois o conhecimento nos edifica, e assim. as comunidades passarão a ficar de olho nos procedimentos em processo, quando ali surgir este importante  serviço publico em seu bairro.

Aliás, como estão as ruas do seu bairro; um tapete ou queijo suíço? Comente com a gente!

Texto: José Santos (Maestro Cidão) / Foto Ilustrativa: (João Vitor Simão)

Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

أحدث أقدم