Entre vários projetos voltado a educação e cultura que o Governo do Estado promove, existem alguns que são realizados em parceria, com cerca de 102 municípios paulistas, e entre elas a cidade de Piracicaba está incluída e sua maioria.
Iremos falar do projeto que se chama "Arte Urbana" e que caiu nas "graças" de dois talentosos grafiteiros, Pedro F. Burgi e Adilson Benedito de Moraes, que no qual tiveram a ideia de expressar as variadas culturas piracicabanas, contando através de cores e desenhos, a sintetização da história das locomotivas que aqui chegaram no inicio do século XX.
O local escolhido, foi em baixo do antigo pontilhão de ferro, que corta na final da Rua da Glória e também ficava a alguns metros da antiga Estação dos Bondes na Av. Dr. Paulo de Moraes e que ali, por muitos anos rodaram os trens da estação da Paulista, que chegavam ou partiam da cidade.
Na esquina da Rua Benjamin Constant, com a mesma Avenida, também havia um pontilhão de ferro, que fora retirado misteriosamente da noite para o dia e sob protesto da população, resultando assim, em mais um patrimônio histórico destruído antes da conclusão de seu possível tombamento e tempo hábil para salvação da ponte de ferro; mas isto é uma outra história...
Assim como cem anos, não é como cem dias, os artistas tiveram a ideia de dividirem a história em dois momentos distintos, o passado e presente. No passado , os artistas usaram de cores mais abstratas com desenho de um cobrador de trem em destaque, as torres do engenho central e os antigos postes de luz e no segundo momento, com cores vivas, representando o presente está entre outros, a Estação da Paulista, a bica d'água, que fora criada no ano de 1951, novamente o Engenho, o rio Piracicaba e a Ponte Pênsil.
Ao sair de casa ou do trabalho, vale a pena passar e contemplar com registro em fotos esta criativa obra de arte, que entrará para a história das artes piracicabanas, e para os que viveram esta época de ouro, suas recordações, lembranças e aventuras.
Texto: José Santos (Maestro Cidão) /Foto Ilustrativa ; José Santos
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!