Para entendermos esta resumida história sobre os Bairros Distritos de Piracicaba, vamos nos "tele transportar" para o passado, precisamente no século XVIII, onde através de uma lei Provincial de abril de 1877, o município que era conhecida como Vila Nova da Constituição passou a se chamar de Piracicaba ( Lugar onde o peixe para, no dialeto Tupi Guarani), se desmembrando do município de Itu.
Oito anos depois, sob ordem da lei provincial de numero 95, no mês de abril de 1889, foi criado o primeiro Distrito em anexo a Piracicaba chamado de Bom Jesus do Rio das Pedras, e nesta mesma lei, o recém Distrito se desmembrou de Piracicaba e fora elevado à categoria de município com a denominação de Rio das Pedras.
Doze anos depois, pela Lei Estadual em 15 de agosto de 1911, é chegada o segundo Distrito, ou o primeiro oficial, denominado de "Xarqueada" e anexado ao município.
Seis anos depois, foi a vez da Vila Rezende se tornar em um Distrito do município e no ano de 1922, o Estado criou pela Lei, o Distrito de Ibituruna (ex-povoado de Serra Negra), e o anexou a Piracicaba.
Desta forma, a cidade já contava com 3 distritos: Ibitiruna, Vila Rezende e Xarqueada com X, até que no ano de 1936, no dia 15 de janeiro, mais um é criado, o Distrito de João Alfredo, sendo que neste mesmo ano, no dia 23 de dezembro é criado também o Distrito de Tupi, ficando assim com cinco Distritos; mas no ano seguinte, mais um Decreto Estadual é lançado no dia 31 de março de 1938 e com surpresa, a Vila Rezende perde o seu titulo Distrital, passando a figurar como uma simples zona da cidade e Piracicaba, apesar do status de município, ainda era vista politicamente como um "Distrito Sede" e assim, Rio das Pedras, que já se havia tornado município desde 1938, devolveu por meio de Decreto Estadual no dia 30 de novembro deste mesmo ano, o Distrito ide Saltinho.
Cinco anos depois, em 1944, no dia 30 de novembro, o Distrito de João Alfredo mudou a sua denominação para Ártemis e Piracicaba ficou composta por cinco Distritos: Ártemis (ex-João Alfredo), Ibituruna, Saltinho, Tupi e Xarqueada, sendo esta última, após nove anos, foi também elevada a município, com troca de grafia da palavra "Xarqueada" para" Charqueada", sob lei Estadual criada em 30 de dezembro de 1953.
Assim a dança das cadeiras se acalmou por onze anos, isto, até 28 de fevereiro de 1964, quando foram criados os Distritos de Santa Terezinha e Guamium e anexados ao município de Piracicaba, ficando com seis Distritos: Ártemis, Guamium, Ibituruna, Saltinho, Santa Terezinha e Tupi, e por 20 longos anos não se falou mais sobre o assunto.
Mas em 30 de dezembro de 1991, por divergências politica, acontece o desmembramento do Distrito de Saltinho, sendo ele elevado à categoria de município, e com isso a cidade passou novamente a ter 5 distritos: Ártemis, Guamium, Ibituruna, Santa Terezinha e Tupi, todo com divisão territorial, permanecendo assim até aos dias de hoje.
Tudo isto aconteceu durante o desenvolvimento das vias férreas das empresas Ituana e Sorocabana que trilhavam pelo Distrito de Tupi e de João Alfredo ( Distrito de Ártemis) e o motivo da mudança do nome é muito interessante!
Mas isto é uma outra história...
Texto:José Santos (Maestro Cidão) MTb 007.4524/SP - Foto Ilustrativa Fontes: urbal.piracicaba.sp.gov / cidadeibge.gov.br / wikipédia
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!