Em Julho de 2022, o bairro Distrito de Tupi, a 15 Kilometros do Centro de Piracicaba celebra100 anos de existência, sendo um dos mais antigos Distritos da cidade e que surgiu a partir da construção de uma Estação Ferroviaria de trens, da extinta Companhia Paulista de Estrada de Ferro , em julho de 1922.
Mas como todo "causo" tem um conto, segundo a história, os bairros (Caiubi e Tupi) surgiram no mesmo dia da inauguração das Estações Ferroviárias que levavam os seus nomes.
Esse ramal ferroviário, teve seu início com a inauguração da Estação de Recanto, na cidade de Nova Odessa, em 1916 e um ano depois, em 14 de julho de 1917 era inaugurada a Estação de Santa Barbara, que ligava um tronco ferroviário com a nossa cidade.
Mas a elevação do recém bairro Tupi, para Distrito só foi oficialmete criada 14 anos depois de sua fundação, ou seja, dia 23 de dezembro de 1936, com uma área territorial de 57.526Km, incluindo também a Estação Experimental de Tupi, mais conhecida como Horto Florestal de Tupi, com uma extensão de 198 hectares, por isso, na época, esta data homenageava também a inauguração do prolongamento do ramal ferroviário,que interligava Santa Barbara d’Oeste a Piracicaba, e as estações do bairro barbarense Caiubi e a piracicabana Tupi.; isto até 1936, ano em que o bairroTupi foi elevado a Distrito.
HISTORICO DA ESTAÇÃO TUPI / CAIUBI:
Idealizado pela empresa desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba, o ramal só começou a ser construido pela Cia Paulista em 1916 e seu trajeto passava por uma pequena estação de nome Recanto, a alguns kilometros de Nova Odessa.
Em 1917, o ramal chegou a Santa Barbara e permaneceu ali, até inicio de 1922, quando a Cia Paulista descidiu prolongar a estação a um terminal em Piracicaba, entitulada Paulista. Porém, o ramal tinha bitola muito larga e não dava liga com o ramal da Sorocabana, e assim cruzavam na entrada da cidade em grande desnível.
Neste mesmo ano, houve se a ideia de prolongar o ramal para a cidade de Bauru, mas dois anos depois e após pesquisa de solo ,viram que não seria possivel, até o momento de vencerem as serras existentes pelo caminho.Antes da virada da decada de sessenta, ou seja em feveriro de 1969,pensou se então, a ligar um Ramal Piracicaba-Torrinha, mas porém, nem saiu do papel e com a evolução dos tempos e a chegada de novos transportes, no final da decada de setenta, o tráfego de passageiros foi diminuindo, para 20 anos depois ser totalmente abandonado.
Os trens de passageiros serviram a Estação de Tupi, entre 1922 até 1977 e o seu primeiro morador, antes de Tupi ser elevado a Distrito, foi Augusto Marengo, que comprou a um ano antes, ou seja , em 1921 um terreno, em frente à Estação de Tupi e aproveitando este ensejo, Marengo montou ali, um pequeno barraco de madeira e um armazém para atender os trabalhadores da ferrovia, durante a sua construção.
Quandoos os trens começaram a parar em 1977, nesta msema decada, surgram novos bairros, como o Jardim Bartira e o Parque Peória, sendo que o bairro Distrito deTupi é composta de dez ruas, duas praças, duas estradas e uma rodovia (Luiz de Queiroz),São elas:
Rua 10 de Agosto, Rua 10 de Novembro, Rua 16 de Julho, Rua 9 de Julho, Rua Dez de Maio, Rua José Basso, Rodovia Luiz de Queiróz, Praça Marcelino Boareto, Rua Piracicaba, Praça Quinze de Novembro, Estrada Rissieri Furlan, Estrada Municipal Santa Isabel, Rua São José, Rua São Paulo e a Rua Treze de Maio, sendo hoje, um dos principais Distritos de Piracicaba , tendo como destaque, a tradicional Festa de São João, realizada há mais de 80 anos.
Foto Ilustrativa:Estação de Tupi em 22/8/2009. Foto Guillermo Schwarbach
Texto : José Santos Mtb: 007.4524/ SP (Maestro Cidão) /
Fontes: wikipedia.org / historiador Antônio Carlos Angolini / A provincia / estacoesferroviarias.com.br
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!