O bairro Monte Alegre, é uma das mais tradicionais e tranquilas comunidades da região piracicabana. Situada próximo a Esalq e a cerca 14 Km do centro da cidade, antes de se tornar em uma comunidade, em meados do século 18, esta região já produzia pelas mãos dos negros escravos que haviam na cidade e que foram trazidos pelos antigos Barões e posseiros.
Porém, a história do bairro só teve o seu fato oficial, muitos anos depois do fim da escravidão e o inicio do século 19, com a chegada dos imigrantes italianos naquela região para trabalharem em uma Usina de cana de açúcar, e com a compra das terras e da Usina por Pedro Morgante, para produção e refino de açúcar e criação de uma Colônia ao seu redor, para acomodar seus funcionários e trabalhadores.
Para que os imigrantes se sentirem em sua terra natal, Morganti teve a idéia de construir uma capela no estilo de Toscana, semelhante a capela Bozzano de São Frediano e decorada com pinturas do artista da época, Alfredo Volpi, batizando a com o nome de São Pedro e cerca de trezentas casas para os 1700 trabalhadores.
Era uma colônia bem moderna para a época, sendo uma comunidade quase que completa, servida de armazém, padaria, farmácia, cinema, biblioteca, serviços médicos e também um clube de futebol formado pelos moradores. Havia neste time, ótimos jogadores, mas isto já é uma outra história...
A Usina Monte Alegre, que deu nome ao bairro, permaneceu imponente durante quase 60 anos, vindo depois a falir, na década de 70, devido as mudanças politicas e econômicas do Pais
A partir de 2005, teve se a idéia de restauro e o realizar de tombamentos históricos para preservação do local, através da iniciativa privada, através deste movimento, alguns imóveis, já restaurados, se tornaram palco de muitos eventos artísticos e culturais e com lindas paisagens durante o percurso, mantendo e preservando, o visual tradicional do bairro.
Texto José Santos (Maestro Cidão)
Foto: Edijan Del Santo/EPTV
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!