capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

A HISTÓRIA DO BAIRRO MORUMBI E A EXTINTA FAVELA DA VILA SAPO!

 

O bairro Morumbi foi criado em meados de 58, muitos anos  após o surgimento do bairro  Piracicamirim, que é um dos mais antigos da região Leste e isto aconteceu após a realização da compra de um sitio pela família Queiroz, sendo que nesta mesma época, algum tempo depois, os mesmos resolveram  lotear o local visando o crescente êxodo migratório da cidade.

Seus primeiros moradores eram pessoas vindas de outros bairros, imigrantes Paulistas, região Sul e também do Nordeste do Brasil, que vieram a Piracicaba em busca de oportunidades nas construções civis, metalúrgicas, corte nas lavouras de cana de açúcar ou mecânico  da primeira grande empresa instalada no bairro, a PIRASA  VEICULOS, revendedora da Mercedez Bens, fundada alguns anos depois, em 1967, com sua  localização no inicio de uma das entradas do bairro, na Avenida Antônia P. Sturion, esquina com a Avenida  Cássio P. Padovani.

O nome "Morumbi" é proveniente da língua Tupi Guarani e significa "Colina Verde", porém,  a comunidade é cercada por seis bairros como fronteiras; o Piracicamirim, Vila Prudente, Vila Verde, Agua Seca, Parque Santa Cecilia e a Vila Monteiro, este ultimo, com sua  divisão separada através do leito do Ribeirão Piracicamirim e o bairro  é subdividido em cinco loteamentos, sendo eles  o Jardim Piracicabano, Jardim Novo Horizonte, Jardim Flamboyant, Jardim Noiva da Colina (área verde) e o Jardim Santa Isabel que no qual contém 13 ruas.

A comunidade é cortada pela Avenida Antônia Pazinatto Sturion que interliga a Avenida Cássio Pascoal Padovani com a Av. Dois Córregos e em seu interior existem, três escolas, a Juracy Neves Ferraciú, João Guidotti e a Escola Municipal Maria de Lurdes e próximo a uma das entrada do bairro, temos um dos mais importantes hospitais da cidade, conhecida como  Unimed e a  rua mais popular,  desde a criação do bairro, continua sendo a Jorge Augusto da Silveira.

Na esquina da Avenida Antônia P. Sturion , com a Rua Jacob Diehl, bem próximo a um pequeno córrego, existiu uma pequena favela, mas muito conhecida. Seu nome: Vila Sapo.; isto por que neste local era também um criadouro de muitos girinos rãs e sapos e  o local mais frio, devido as águas que ali correm até os dias de hoje. 

Famosa pelo seu curioso nome, foi uma das  primeiras que surgiu na região Leste e a única do bairro que se tem registro, porém, alguns anos depois, os moradores foram remanejados através de  um programa habitacional desenvolvida pela prefeitura municipal em parceria com o governo, em  que resumia na implantação de conjuntos habitacionais e o deslocamento das demais  favelas em curso, e  a  Vila Sapo,  para  outros bairros  como o Taquaral, Jupiá, Balbo e demais núcleos habitacionais, na medida em que as unidades eram concluídas, .e esta ação foi estendida também para  as famílias carentes do município, através de triagens.

Passados mais de 50 anos, o bairro é hoje detentora de vários tipos de comércios formais e informais, para a comodidade da população, sem que os mesmos necessitem  em se deslocarem até a área central da cidade.

Os bairros e suas subdivisões que compõem a zona Leste são: Agronomia, Vila Independência, Vila Monteiro, Santa Cecília, MORUMBI, Piracicamirim, Monte  Alegre, Jardim Abaeté, Unileste, Conceição, Santa Rita, Pompéia, Cecap, São Francisco e Taquaral.

As famílias que contribuíram na formação do bairro e ainda fazem parte da sua historia desde a sua criação são:

Santos, Molina, Araújo, Garcia, Trindade, Andriotta, Tanno, Artuso, Alves, Inforçato, Nascimento, Prezotto, Baltieri, Malosso, Brancalhão, Trevizan, Winckler, Christofoletti, Trevisor, Volpato, Araújo, Nicolau entre muitos outros.

A história também conta que antes da criação do bairro, a colônia italiana de Piracicaba fundou nos idos de 1917, o "Circolo Italiano Cristoforo Colombo", popularmente conhecido como Clube Cristóvão Colombo e algumas décadas depois, a sociedade ganhou o titulo de" Centro Cultural e Recreativo Cristovão Colombo", vindo então a se instalar  no Morumbi, unindo a sede administrativa com a área campestre. 

.Nesta época, o bairro ainda tinha uma boa parte  rodeada pela lavoura da cana de açúcar, e este fato aconteceu no inicio da  década de 70, sendo que  alguns anos depois, em 1984, a Companhia do Tiro de Guerra teve a sua nova sede inaugurada na rua Anhanguera, 362, realizando em julho de 1986 a construção da primeira  estande de tiro de Piracicaba e em agosto do ano seguinte a inauguração da pista de obstáculos.

Na área da educação avançada, o CLQ (Curso Luiz de Queiroz), também passou a integrar a comunidade "Morumbiense", próximo ao Cristovão. 

Mas isto é uma outra história....

Se acaso o nome de sua família não estiver entre os acima citados, nos envie através do seu comentário, para que possamos o acrescentar e faze-lo parte da história do bairro.


Fonte:: Ipplap, / tese.usp.br

Texto, Pesquisa e Reportagem: José Santos (Maestro Cidão) Mtb:007.4724/SP 

Colaboradora : Adriana Artuso

Foto arquivo: José Santos / JVB


Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem