Pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP, Aline Torres assume após pedido de demissão.
Após o pedido de demissão de Alê Youssef da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo na noite de quarta-feira (25/8), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já escolheu a nova representante da pasta: a relações públicas Aline Torres, de 34 anos. Ela ocupava o cargo de adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Aline é pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP e atua nos movimentos negro e feminista. Ela foi candidata a deputada federal em 2018 pelo PDSB e a vereadora pelo MDB no ano passado.
Militante na área cultural, tem histórico de luta na família. O avô foi escravizado em uma fazenda no recôncavo baiano. Anos depois, a mãe decidiu se mudar para uma comunidade em Pirituba, na zona norte de São Paulo. A nova secretária estudou em um projeto social e ingressou na faculdade de Relações Públicas, onde era uma das três alunas negras.
Em 2019, foi selecionada entre 4 mil pessoas para ser aluna do Renova BR e se tornou embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).
Texto: Mariene Lino / Fonte: metropoles.com / Foto ilustrativa
Piracicaba
Embora tenha uma população, segundo IBGE, em mais de 40% de negros e pardos, nunca houve nestas ultimas eleições e principalmente nesta, representantes negros, tanto no primeiro quanto no segundo escalão da prefeitura municipal; a sua participação no repartir do bolo sempre é de alguma forma suprimida, e não é por falta de gente competente, empresários negros, pessoas experientes, diplomados ou graduados aptos a assumir qualquer pasta, e sim por uma parcela politica da cidade que ainda carregar em seus bastidores inconsciente, alguns resquícios, talvez até mesmo provinciano.
Mas a posse da nova secretaria da cultura de São Paulo, abre uma nova era de questionamentos sobre este assuntos, na negociação e conquista de posições de pasta politica, que também nos é de direito como cidadãos.
Assim, creio que com este novo avanço, as próximas eleições municipais poderão vir com muitas surpresas para uma composição mais justa nos secretariados municipais..
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!