capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

BAIRRO VILA INDEPENDÊNCIA E A SUA TRADICIONAL VILA ÁFRICA!




A história oficial da Vila África é desconhecida por muito de seus atuais moradores, mas o que se sabe é que por volta dos anos 40, em seus arredores, havia uma imensa chácara onde o seu acesso se dava apenas por charretes.

Nesta mesma década, muitos negros moravam também na área central, pois trabalhavam nos engenhos de açúcar, mas devido ao alto custo de vida daquela época, foram forçados a se deslocarem a um local mais longínquo e isto empurrou um grupo para o final do bairro da Vila Independência, próximo a um ribeirão que hoje conhecemos como Piracicamirim, e ali passaram a constituir suas famílias,  próximo a chácara.

Naquela época, o ribeirão Piracicamirim era ótimo para se nadar, pescar  e muito frequentado por grande parte da comunidade.

Havia também ali um campo de futebol, que vivia movimentado a todo tempo, principalmente aos finais de semana, onde aconteciam torneios e campeonatos com outros times dos bairros da redondeza e  que no qual foi usado por muitos anos, até que o progresso e a reestruturação pública, como asfalto, guias, sarjetas e saneamento básico chegou ao local, e não demorou muito para que o proprietário aparecesse e desmanchasse toda a estrutura do campo, na ideia de lucrar com o espaço. 

Mas durante  esta época, surgiram na comunidade da Vila África, grandes jogadores, sambistas, artistas, empresários e profissionais de diversas áreas e talento. 

O nome Vila África, surgiu por causa de um forte time de futebol que ali havia, tendo no seu plantel um único branco como meio esquerda; e ao conseguirem uniformes para a equipe com as cores vermelho e branco, a cada jogo ou campeonato que participavam, os torcedores rivais sendo muito deles preconceituosos, achavam graça nas duas cores que representavam o time, e na intenção de insultá-los, colocaram o apelido de “Vila África”.

No início, a população da vila se sentia ofendida e não gostava de ser chamado dessa forma e a aceitação por este apelido, que no qual virou a marca registrada da comunidade  demorou muito a  acontecer.

Após algumas décadas e vencida esta etapa de adaptação, a Vila África é hoje um símbolo vivo de um povo  negro que mesmo inúmeras vezes  acuada pelo racismo de muitos "cidadãos piracicabanos", venceu pela resistência contra a barreira do preconceito e  mantendo viva suas tradições, na música, culinária, esporte e nas diversas referências históricas e culturais que se funde com a história de Piracicaba, vindo como escravos no final do século XIX e que agora tem na cidade, inúmeras famílias  afrodescendentes espalhados por toda Piracicaba e  região, sendo  muitos deles orgulho de todo o Brasil.

Texto: José Santos (Maestro Cidão)  Mtb: 007.4724/ SP

Foto arquivo / montagem ilustrativa

Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem