No inicio era apena um espaço com grandes arvores, onde abaixo delas, eram oferecidas sopas para alimentar pessoas carentes do recém bairro e aos que chegavam a cidade sem um teto para morar.
Porém, devido ao crescimento de famílias, surgiu a necessidade dos idealizadores fundarem uma instituição, e assim deu origem ao Centro Social Caritas.
Com pessoas comprometidas e visionárias, a segunda fase da instituição, além de facilitar na contribuição com a alimentação e assistência social das crianças carentes dos bairros, criando também um espaço para berçário, para que as mães pudessem trabalhar, além de oferecer pequenos cursos, objetivando a promoção de ações que efetivasse renda e inclusão social.
Hoje, bem perto de seus 59 anos,( fundada em Junho de 1973), o Centro Social Cáritas , mesmo em meio as dividas, continuou a agir na raça, graças ao apoio de várias empresas privadas, que atuaram até meados de 2015, na contribuição e atendimento as comunidades e moradores dos bairros Paulista, Paulicéia e outros próximos a instituição, sempre com muito esforço e determinação das merendeiras, professores e voluntários que se preocupavam com o futuro das crianças.
Você que teve passagem pelo Cáritas, quem não se lembra das tias Ana, Mirtes, Júlia, Maria, Janete, Efigênia, Dito Branco, seu Ribeiro, Dona Cida, Crispim, tia Fátima, Tia Bel e sua sobrinha a tia Isabele e muitas outras?.
E todos tinham um amor imenso pelo que faziam, como se fossem seus filhos e não ignoravam ninguém.
Neste últimos anos, a instituição vem passando por altos e baixos chegando até ser temporariamente fechada, com alta divida trabalhista, abandonada e até invadida. Entre 2013 e 2015 houve uma tentativa de recuperar o Cáritas, mas as dividas inviabilizava o funcionamento da entidade, que não podia receber recursos públicos em nenhum nível (municipal, estadual e federal).
Isso acabou provocando a desativação do Cáritas.
Hoje ela está aos poucos sendo restaurada com novas ideias e projetos, mas a sua proposta original do inicio da sua criação foi parcialmente quebrada.
Mas isto é uma outra história.....
Qual a experiência de vida que você teve no Cáritas quando criança? Envie o seu comentário, pois isto vai resultar em muitos reencontros!
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!