Os engenheiros Irmãos Rebouças, projetistas e construtores da Ponte do Mirante ( Ponte Irmãos Rebouças) e também do sistema de esgoto da cidade, além de negros e baianos, foram muito mais além da ponte da cidade; e nesta edição darei continuidade a matéria anterior intitulada "A DESCOBERTA DA ROCHA MILENAR QUE SUSTENTA A PONTE DO MIRANTE!", e relatarei uma "meia trajetória" da dupla, até sua chegada a Piracicaba.
A história começa dez anos antes da construção da Ponte do Mirante, a maior realizada em concreto armado da época, ou seja, em 1864 , quando eles foram enviados, logo após a emancipação de São Paulo, por ordem do Império, e assumir o desenvolvimento da província do Paraná, e seguiu para Curitiba, como engenheiro chefe; e ali construiu o chafariz da praça Zacarias, o Parque Nacional do Iguaçu, a estrada da Graciosa e a Ferrovia Paranaguá - Curitiba; sendo que a Estrada Graciosa estava no papel desde 1856, mas só saiu quando eles chegaram.
Terminando este ciclo, partiram para o Rio de Janeiro e André, o irmão mais novo, desenvolveu e realizou vários projetos como engenheiro civil, em plano de abastecimento de agua para a cidade durante a seca de 1870, as docas de Alfandega e as docas de Dom Pedro II.
André ficou no comando das obras até novembro de 1871, mas repentinamente se demitiu sem dar explicações.
Acreditamos que tenha sido por inveja, racismo e preconceito que havia no intimo de alguns ignorantes da época, pois a sua presença desmistificava a real capacidade intelectual do homem negro; com isso ele passou em seguida a desempenhar na luta contra o trabalho escravo no Pais, em união a Machado de Assis, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Olavo Bilac, entre outros, que também eram negros.
Participou de algumas fundações negras como a Sociedade Brasileira contra a Escravidão e a Sociedade Abolicionista, junto com seus alunos em uma Escola politécnica do Rio de Janeiro, até o ano de 1883.
Mas isto é uma outra historia.
Voltando a história de seus feitos, antes da Ponte do Mirante, ente 64 e 67, os irmãos Rebouças projetaram e construíram a ponte de embarque na cidade de Antonina em 1864, a reforma na Matriz de São José dos Pinhais; a execução de uma ponte sobre o Rio Capivary, os consertos e reparos na Estrada do Arraial e na estrada que ligava Morretes ao Porto de Cima e organizou os planos e contratos para uma ponte sobre o rio Nhundiaquara, ligando Morretes ao Porto de Cima, em 1867; em seguida, foram chamados pela Corte Real para irem ao Chile representar Dom Pedro II e a província em uma Exposição Nacional.
Os irmãos retornaram ao Brasil quatro anos depois, ou seja, 1874, mas o irmão mais jovem, Antônio Rebouças veio a falecer no mesmo ano, em decorrência de um acidente nas obras da Estrada de Ferro de São Paulo; na ocasião, os irmãos já estavam em via de construção da Ponte sobre o Rio Piracicaba, inaugurada no ano seguinte; e dai por diante, André Rebouças deu continuidade aos novos projetos pós Ponte do Mirante.
Mas isto também é uma outra história.
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Wikipédia / INBEC/ IHGP / Texto: Maestro Cidão - MTb: 007.4724 / SP
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