Os bondes já estavam sendo usados em São Paulo desde o dia 7 de Março de 1900, em Campinas, desde 1912, em São Carlos a partir de 1914 e dois anos depois, em 1916, foi a vez da cidade de Piracicaba.
Para isso, um acordo fora fechado em 30 de outubro de 1915, para dar inicio as instalações de trilhos e aquisição de quatro bondes abertos, de uma Empresa de Campinas, em dezembro deste mesmo ano e estes bondes eram pertencentes à frota original de oito carros construídos por J. G.Brill Co. em Filadélfia, USA, em 1912.
Piracicaba teve três linhas de bondes: a da Vila Rezende, Estação da Paulista e Escola de Agronomia, (uma quarta foi projetada, mas nunca construída); todos com partida inicial ao lado da igreja Catedral e sua velocidade não ultrapassava a 50 quilômetros por hora e a empresa teve para conduzi-los, vários timoneiros, entre eles, o Sr. Otávio Troiani, um de seus mais antigos.
O percurso, da Catedral até a Paulista, era feito em 7 minutos e as demais, em torno de 13 minutos.
A primeira linha do sistema entrou em oficialmente em operação, em janeiro de 1916, ligando o centro à Escola Agrícola, com itinerário saindo ao lado da matriz, descendo a Rua XV de Novembro, que era mão contrária na época, até o córrego do Itapeva, passava a ponte e virava à esquerda; pela Rua José Pinto de Almeida, passando por sete quarteirões da parte baixa do Bairro Alto, até a Rua Marechal Deodoro, na qual dobrava a direita e subia dois quarteirões até a Rua São José, na qual dobrava novamente a esquerda e seguia por área onde pouquíssimas casas ai haviam e seguia pelo Bairro dos Alemães, rumo a Escola Agrícola.
A segunda linha ligava o Centro da cidade com a Vila Rezende e tinha próximo a Matriz uma simples estação como ponto de chegada ou partida, mas isto é uma outra história ..... Até lá!.
Texto: Maestro Cidão (José Santos) Mtb007.4724/SP / Fonte pesquisa: repositorio.unesp.br / fotoeahistoria /Província /estacoesferrofiarias - Foto Ilustrativa: Estacoesferroviarias
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!