Com isso, foi levantado entre centenas de jovens talentos, as três primeiras escolas e seus alunos que passarão a fazerem parte da história do sistema, através de suas artes e respectivos desenhos, agora grafitados nos muros das escolas vencedoras.
São eles: Rebeca Júlia Martins da Escola Estadual "José Romão" , Wilson de Souza Junior, aluno da Escola Estadual "Professor Adolpho Carvalho" e a aluna Gabriele Gazzi Martins Lopes, da Escola Estadual "Monsenhor Jerônymo Gallo"
O tema inicial, foi focado na "Alimentação Saudável" e um dos desenhos que chamou muita atenção, foi da aluna Rebeca, uma das vencedoras, que no qual explicou que a sua idéia foi em fazer três mulheres comendo da comida saudável à ruim e a dividiu do vermelho ao verde".
Neste projeto, participaram mais de 1,1 mil alunos do ensino fundamental II, 135 trabalhos inscritos, tendo como resultado 17 finalistas selecionados pela comissão organizadora do projeto, com critérios em sua primeira etapa, na criatividade, originalidade, pertinência ao tema e desenvolvimento pedagógico, e na segunda etapa, os trabalhos passaram por uma comissão julgadora e voto popular para definição dos vencedores.
O projeto Muro de Artes, também selecionou mais 17 alunos finalistas de cada escola para participarem na pintura do muro, sob a monitoria do artista muralista e visual Diógenes Moura e do dirigente regional de ensino Fábio Negreiros.
Segundo o dirigente, este projeto valoriza uma forma de movimento cultural através da utilização ordenada dos muros escolares para a produção de grafitados e que no qual também embeleza a cidade.
"É um projeto que traz grandes oportunidades e propõe conexões através de uma linguagem contemporânea da arte, que tem uma história de marginalização e hoje ela trabalha como viés de educação, também", constatou o artista.
Os trabalhos selecionados também serão mostrados em uma exposição itinerante pelas cidades de Piracicaba, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Sorocaba, cidades escolhidas para o projeto.
Foto: Vitor Garcia / Horizonte
Fonte: G1 /Por Júlia Heloisa Silva
Adaptação Texto: José Santos
Postar um comentário
O seu comentário é muito precioso para nós!