Fundada em 1897 na área central da cidade, na rua do Rosário e tombada como patrimônio histórico em 2002 pela CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico); a escola iniciou suas atividades como "Escola Complementar de Piracicaba", com o objetivo de formar professores.
Em 1911, trocou o nome para Escola Normal durando assim por vinte anos, e em 1917, a instituição foi transferida para a rua São João, em um prédio situado no Bairro Alto e ali funciona até hoje como Escola Estadual Sud Mennucci.
Embora a escola tenha um formato físico de um convento, ela é composta de lindas arquiteturas e o seu interior, dotado com painéis neoclássicos do pintor italiano Luigi LacChini, que retratam o cenário greco-romano e reverencias as artes e a ciência“.
Durante este período, inesquecíveis professores, diretores e personalidades por ali passaram e fizeram história, e atualmente fazem parte de seu quadro cerca de 450 alunos, distribuído entre os cursos do 6º e 7º ano do Ensino Médio e Fundamental.
A CÁPSULA DO TEMPO!
O Sud Mennucci também criou, junto aos seus alunos e professores uma capsula do tempo, localizada na entrada do Hall da escola e que no qual será aberta no próximo ano, dia 07 de Setembro de 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil.
A Cápsula do tempo, é um recipiente especialmente preparado para armazenamento de informações e objetos a serem resgatados pelas gerações futuras após um certo período de tempo.
Se você fez parte da "Geração Sud Mennucci", ou ainda é aluno da instituição, deixe aqui o seu comentário!
Texto: José Santos (Maestro Cidão) / Fonte:G1 / educação.sp.gov.br / Foto: Eleni Destro/Prefeitura de Piracicaba / pixabay.com / Foto Montagem: jornal voz dos bairros
Estudei no Sud Mennucci por 7 anos foi a melhor escola que conheci
ResponderExcluirPostar um comentário
O seu comentário é muito precioso para nós!