Lojas e Comércio

Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba

Em Construção e Aberto para Anúncios - (19) 9.8975.8932

A HISTÓRIA DO SUD MENNUCCI E A CÁPSULA DO TEMPO!

 

Ao passar por uma minuciosa e merecida reforma, a Escola Estadual Sud Mennucci, é hoje uma das mais conhecida e secular de Piracicaba e na beira de seus 125 anos de existência, a instituição também é protagonista na formação de  muitos talentos da cidade e região, quer seja na área tecnológica, empresarial, social, educacional, médica ou cultural.

Fundada em 1897 na área central da cidade, na rua do Rosário e tombada como patrimônio histórico em 2002 pela CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico); a escola iniciou  suas atividades como "Escola Complementar de Piracicaba", com o objetivo de formar professores. 

Em  1911, trocou o nome para Escola Normal durando assim por vinte anos, e em 1917, a instituição foi transferida para a rua São João, em um  prédio situado  no Bairro Alto e ali funciona até hoje como Escola Estadual Sud Mennucci.

Embora a escola tenha um formato físico de um convento, ela é composta de lindas arquiteturas e o seu interior, dotado com  painéis neoclássicos do pintor italiano Luigi LacChini, que retratam o cenário greco-romano e reverencias as artes e a ciência“.

Durante este período, inesquecíveis professores, diretores e personalidades por ali passaram e fizeram história, e atualmente fazem parte de seu quadro  cerca de 450 alunos, distribuído entre os cursos do 6º e  7º ano do Ensino Médio e Fundamental.

A CÁPSULA DO TEMPO!

O Sud Mennucci também criou, junto aos seus alunos e professores uma capsula  do tempo, localizada na entrada do Hall da escola e que no qual será aberta no próximo ano, dia 07 de Setembro de 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil.

A Cápsula do tempo, é um recipiente especialmente preparado para armazenamento de informações e objetos a serem resgatados pelas gerações futuras após um certo período de tempo.

Se você fez parte da "Geração Sud Mennucci", ou ainda é aluno da instituição, deixe aqui  o seu comentário!

Texto: José Santos (Maestro Cidão) / Fonte:G1 / educação.sp.gov.br / Foto: Eleni Destro/Prefeitura de Piracicaba / pixabay.com / Foto Montagem: jornal voz dos bairros



1 Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postar um comentário

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem