Olá, meu nome é Adriana, mais conhecida como Drika e quero relatar sobre uma memorável rua que existe em nossa cidade em um bairro que na época se chamava correio e hoje denominada de Nova Paulicéia.
Nesta comunidade existe uma rua diferenciada, chamada de São Judas, mas para os moradores deste bairro a rua ficou conhecida como “Rua do Tuca”, por causa de um morador que no qual todos gostavam e também local preferido para os vizinhos se reunirem e jogar conversa fora.
Embora não houvesse ali uma praça para brincarmos, tínhamos esta rua simples com humildes moradores e mesmo assim, era a que mais reunia a população local, desde a época dos meus avós.
Lembro-me bem, que ali eu ficava o dia todo em companhia de nossos pais e enquanto eles jogavam truco e outros tipos de jogos de carta, eu brincava com meus primos e amigos de infância.
A gente pulava corda, jogava bola, vôlei, comíamos deliciosos lanche feitos por nossa tia ou vizinhos, enquanto os meninos brincavam de corrida de carrinho de rolimãs, bolinha de gude, pião, soltar pipa. Que infância boa e feliz.
Recordo-me também de um barracão ( O Cáritas), que servia sopa as pessoas carentes da comunidade, pois naquela época os dias eram muito difíceis e ali também nos ensinavam a bordar guardanapos muitos bonitos.
Dona Ana era uma das que cuidava de nós; Dona Mirtes, Júlia, Maria, Janete, Efigênia, Dito Branco, seu Ribeiro, Dona Cida, Crispim (falecido), e a Fátima, esposa de meu tio, que tinha um amor imenso por nós e não desfazia de ninguém.
Hoje em dia, tudo ficou diferente e mais triste, porque a verdadeira infância, já não existe mais para as crianças atuais. Hoje tenho vários sobrinhos, mas eu percebo que são de uma geração diferente da minha época.
O tempo passou e a rua do Tuca ainda continua o mesmo, com algumas empresas com alguns vizinhos novos e o final da rua ainda por asfaltar.
Haaa, se esta rua fosse minha.... sim, eu mandava ladrilhar do jeitinho que a música de roda que a gente cantava e brincava quando criança e que hoje guardo na memória com muito carinho.
Agradeço a todos que vivem e viveram neste bairro que eu tanto amo e que Deus abençoe todas as famílias desta comunidade.
Texto: Adriana Cristina Thiago Ribeiro, Moradora do Bairro Nova Paulicéia
Veja mais. www.vozdosbairrospiracicaba.com.br
Postar um comentário
O seu comentário é muito precioso para nós!