capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

RÍTMO SERTANEJO OU CAIPIRA? SAIBA A DIFERENÇA!

 





O Interior Paulista é dominado pela musica sertaneja ou música caipira, e se antes  as melodias criadas e gravadas vinha acrescido com o nome do referido ritmo, hoje,  muitos que dizem entender do assunto, ao ouvi las, não sabem ao certo, ou tem  dificuldade em distinguir o tipo, nome ou ritmo que a melodia foi composta e porque da sua escolha. 

Nesta matéria, você saberá distinguir com mais facilidade ou até  de imediato, o ritmo em que a sua música preferida foi feita e "tirar uma onda" com os amigos , quando as festas e as reuniões familiares voltarem.

Então vamos a elas:

Moda de Viola:

São músicas cantadas em versos e acompanhada com uma única viola solada junto com a melodia das vozes. Ex:  “O Rei do Gado”, “O Rei do Café”, “Travessia do Araguaia”, “Nelore Valente”, “O Mineiro e o Italiano”, “Caboclo na Cidade” e outras na mesma linha. Aliás, hoje em dia, é raro encontrar alguém que saiba qual ritmo é o “Cururu”, ou o “Cateretê”, ou o “Rasqueado”.


CONHEÇA OS TIPOS SERTANEJOS E SEUS RITMOS OCULTOS!

.  Rancheira –  É um ritmo bem parecido com a valsa(1,2,3,1,2,3),conhecido também  como valsinha. A música “Estrada da Vida”, é um grande exemplo.

. Guarânia – Bastante sinuosa, dependendo da velocidade aplicada em seu ritmo, ela pode se transformar em um outro ritmo. Um bom exemplo do estilo Guarânia é a música “Amargurado”.

. Polca ou  Paraguaia - É uma alteração mais rápida da Guarânia. Um bom  exemplo  deste ritmo é a música “Vá pro inferno com seu amor”.

. Rasqueado – Parecida com a polca, a diferença está na levada mais acentuada do  contrabaixo (instrumento de corda de som grave com formato corporal igual a guitarra). Um bom exemplo é a música “Coração de Pedra”, da dupla Milionário & José Rico.

.  Moda Campeira – Esta é mais uma forma da Guarânia, variando apenas na sua velocidade.  A canção “Saudade da Minha Terra”  encaixa muito bem  neste ritmo.

. Huapango – Uma variação pouco utilizada conhecida da Guarânia.  A música “Do mundo nada se leva”, é um de seus raros exemplos.

. Bolero – Ritmo ainda muito usado na música sertaneja, mas com acréscimo de algumas variações modernas. A música “Me mata de uma vez” é um bom exemplo.

. Xote – Uma das mais usadas hoje em dia ,mais conhecida como "forró”, que vem com grande balanço no ritmo 2por 4 em toda sua extensão, criando uma rica levada.  A música “Bobeou… a gente pimba” é um exemplo. 

. Toada – Um ritmo mais choroso e de mote emocional, tendo em algumas delas a   declamação em versos. Um bom exemplo é a canção “Couro de boi”.

. Cururu – Praticamente um ritmo precursor do “pagode” criado pelo Tião Carreiro, mas tocado com menos detalhes, de uma forma mais simplificada. A música “Canoeiro” é um bom exemplo deste ritmo.

. Cateretê – É semelhante ao cururu e o pagode. Um bom exemplo é a música “Moda da Mula Preta”.

.  Pagode – Criado pelo Tião Carreiro, com influencia de grandes cururueiros da época como, Parafuso, Pedro Chiquito e outros; este é um dos  ritmos mais conhecido de viola, caracterizado pelos seus  recortados entre os versos das músicas.  A música “Pagode em Brasília”, como o próprio nome ressalta, tem em si o seu  exemplo.

. Fox – É pouco utilizado na música sertaneja. Tem como exemplo a canção “Inversão de Valores”.

. Balada – Este ritmo mais usado pela nova geração conhecido também como ' Sertanejo Universitário", uma geração mais recente de ritmos sertanejos. O clássico “É o amor” tem em si um de seus percussores do estilo.

 . Country – Tirando a moda de viola, a música sertaneja, de uma forma geral, sempre teve influência da música country, temos hoje muitas músicas de sucesso  neste estilo e tem como palco principal as festas de Rodeio. A música "Festa de Rodeio" é um bom exemplo.

. Vanerão – Um dos ritmos precursores dos ritmos mais comumente utilizados hoje em dia. Caracterizado pelo caráter mais “dançante”. Um bom exemplo é a música “Paixão Goiana”.


 Faltara ainda os ritmos de nossos avós e que alguns ainda estão na moda como a rumba, tango, recortado, vira, Folia, Batuque embolada, samba sertanejo baião, arrasta-pé, cana verde e outros . 

Mas isto é uma outra história...





Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

أحدث أقدم