
Pagamento por Reconhecimento Facial é uma tendência
emergente da tecnologia digital, explorada principalmente pela China, e
gradualmente vem sendo aplicada em outros países.
Se o uso de dinheiro físico
já estava em queda, com a utilização da tecnologia é possível tornar dinheiro e
cartões bancários cada vez mais inutilizados e, em contrapartida, elevar o uso
de pagamentos com QR Code, Self-Checkout, e o próprio Reconhecimento Facial.
O maior exemplo de sua aplicação está na China, a maior
referência em tecnologias de pagamentos. Nas lojas da Alipay, subsidiária da
Alibaba, através de uma selfie os clientes conseguem efetuar o pagamento de
suas compras em uma máquina própria de identificação de pagamentos,
isso sem dinheiro, cartões e até mesmo celular.
Já na Amazon Go, é possível
entrar no mercado, pegar suas mercadorias e sair “sem pagar”. O monitoramento
das câmeras é responsável por identificar os itens comprados pelo cliente e em
até 10 minutos o valor referente é debitado no cartão de crédito registrado na
conta Amazon do usuário.
No Brasil, um modelo parecido tem sido implantado pelo
Carrefour, em parceria com a Zaitt, primeiro mercado
inteligente da América Latina e pelo Grupo Pão de Açúcar, através
de lojas autônomas.
Já na Pernambucanas, em
todas suas 380 lojas há a utilização do reconhecimento facial para transações
como emissão de cartão de crédito e compra de celulares.
A ideia também vem sido
popularizada através do Face ID com o Apple Pay, onde se pode autenticar
compras através dos dispositivos, tanto em lojas online, quanto físicas.
إرسال تعليق
O seu comentário é muito precioso para nós!