capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

A HISTÓRIA DA PRIMEIRA ESCOLA OFICIAL DE SANTA TEREZINHA!

 


A Escola Municipal  Profº João Batista Nogueira tem suas raízes fincadas em um período de muita  efervescência política e cultural, marcado pelo emblemático ano de 1922, que testemunhou a realização da Semana de Arte Moderna. 

Esse contexto foi propício ao crescimento educacional no Município, evidenciado pela instalação do laboratório de pesquisas da Escola Luiz de Queiroz e pela abertura na cidade de diversas unidades escolares. 

Porém, a escola João Batista Nogueira,  já vinha exercendo suas atividades, antes mesmo da construção do prédio, operando em um salão sem divisões entre as salas, e o nome do local naquela época, era conhecido por Grupo Escolar Guamium.

A sua troca de nome, veio 20 anos depois, por meio de um decreto criado em 8 de maio de 1943, mudando a nomenclatura do então Grupo Escolar Guamium para Grupo Escolar Prof. João Batista Nogueira, em homenagem ao educador nascido em Taubaté. 

O Professor João Batista, iniciou sua carreira lecionando na Escola Complementar de Piracicaba um ano depois da abolição da escravatura no Brasil, ou seja,  em 1889 e ao se instalar no bairro distrito de Santa Terezinha, transformou o estabelecimento em uma Escola Normal, ensinando geografia e história. 

Após se dedicar à docência até sua aposentadoria em 1932, dois anos depois, o professor veio a falecer (1934), deixando uma marca significativa na comunidade, onde aglomerou numerosos amigos e admiradores, devido ao seu comprometimento e paixão pelo ensino.

A Escola João Batista Nogueira foi ligada a rede estadual de ensino até o ano de 1999 e a partir do ano 2000, a administração passou para o município e o nome da instituição foi modificado para  "Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº João Batista Nogueira" , criando em seguida, dois processos em vigor até hoje, que é a de 2005 com a alfabetização para crianças a partir de 6 anos e a de 2007, que implementa o Ensino Fundamental de 9 anos, adaptando-se às transformações no paradigma educacional da Rede Municipal de Ensino.

 Durante todo este tempo a escola foi regada por vários professores que deixaram marcas e história na vida de muitos de seus ex alunos, a ponto de guardarem na memória o nome da professora ou professor preferido por toda a vida, por isso,  a medida em que você  for inserindo o seu preferido nos comentários, estarei colocando junto ao texto. 

Desde a sua formação original, até a mudança assertiva do nome, passaram ali dezenas de gerações de moradores de Santa Terezinha e bairros próximos e se tornaram grandes  cidadãos de bem fazendo  parte desta história, como empresários, metalúrgicos, trabalhadores manuais, empreendedores, professores, artistas e ex alunos, que hoje são pais de família e  seus filhos ou netos  talvez tenham até frequentado a mesma sala.

Mas isto é uma outra história...

Texto: José Santos (Maestro Cidão) Mtb: 007.4524/SP / Foto: Arquivo voz dos Bairros Piracicaba

Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem