A trajetória empreendedora da família Bottene começou com a fundação da empresa "Bottene & Filhos" por seu pai, Pietro (ou Pedro) Bottene, no final do século XIX. A empresa se especializou na fabricação de veículos e implementos agrícolas, além da produção de parafusos e enxadas com a marca "Estrela".
Com o crescimento da cidade e a expansão dos meios de transporte, a empresa Bottene ganhou destaque na região, oferecendo assistência na construção de barcos, manutenção de trens e posteriormente, automóveis.
Entre os períodos da fundação da empresa da família Bottene e da criação da Mausa, João Bottene trabalhou para Pedro Morganti na Refinadora Paulista e na Usina Monte Alegre. Nesse período, ele construiu a primeira locomotiva a vapor do Brasil, chamada de "Fúlvio Morganti", e foi um dos idealizadores do Aeroporto e Aero Clube de Piracicaba. Além disso, desenvolveu e testou o primeiro carro e avião movido a álcool no país.
A Mausa foi fundada com o objetivo de fabricar centrífugas para açúcar e filtros rotativos a descartáveis, por João Bottene e Romeu de Souza Carvalho, ex-engenheiro químico da Usina Monte Alegre. Após o falecimento de João Bottene em 1954, a Mausa foi transferido para o Distrito Industrial Unileste em 1976, expandindo sua produção.
Atualmente, a empresa possui uma área total de 45,8 mil m² e é reconhecida como uma das principais indústrias de bens de capital do país, com mais de 500 colaboradores, operando em diversos mercados, incluindo os segmentos de Óleo e Gás. Com 75 anos de história, a Mausa continua a ser um nome de destaque na indústria nacional.
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