Lojas e Comércio

Jornal A Voz dos Bairros de Piracicaba

Em Construção e Breve Aberto para Anúncios - (19) 9.8975.8934

A HISTÓRIA DA MAUSA E A PRIMEIRA LOCOMOTIVA A VAPOR DO BRASIL!

 


A Metalúrgica de Acessórios para Usinas SA (Mausa) foi fundada em 1948 como uma homenagem ao legado empreendedor de João Bottene, um engenhoso mecânico nascido em Piracicaba, em 1902, filho de imigrantes italianos. Antes da criação da Mausa, Bottene já havia participado de diversos empreendimentos em Piracicaba, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

A trajetória empreendedora da família Bottene começou com a fundação da empresa "Bottene & Filhos" por seu pai, Pietro (ou Pedro) Bottene, no final do século XIX. A empresa se especializou na fabricação de veículos e implementos agrícolas, além da produção de parafusos e enxadas com a marca "Estrela".

Com o crescimento da cidade e a expansão dos meios de transporte, a empresa Bottene ganhou destaque na região, oferecendo assistência na construção de barcos, manutenção de trens e posteriormente, automóveis.

Entre os períodos da fundação da empresa da família Bottene e da criação da Mausa, João Bottene trabalhou para Pedro Morganti na Refinadora Paulista e na Usina Monte Alegre. Nesse período, ele construiu a primeira locomotiva a vapor do Brasil, chamada de "Fúlvio Morganti", e foi um dos idealizadores do Aeroporto e Aero Clube de Piracicaba. Além disso, desenvolveu e testou o primeiro carro e avião movido a álcool no país.

A Mausa foi fundada com o objetivo de fabricar centrífugas para açúcar e filtros rotativos a descartáveis, por João Bottene e Romeu de Souza Carvalho, ex-engenheiro químico da Usina Monte Alegre. Após o falecimento de João Bottene em 1954, a Mausa foi transferido para o Distrito Industrial Unileste em 1976, expandindo sua produção.

 Atualmente, a empresa possui uma área total de 45,8 mil m² e é reconhecida como uma das principais indústrias de bens de capital do país, com mais de 500 colaboradores, operando em diversos mercados, incluindo os segmentos de Óleo e Gás. Com 75 anos de história, a Mausa continua a ser um nome de destaque na indústria nacional.

Texto: José Santos (Maestro Cidão) Jornalista/publicitário  - Fontes: A província, Vapor mínimo, IHPG - / Foto: Ilustrativa - Veja mais: www.vozdosbairrospiracicaba.com.br

Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem