capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

VILA REZENDE E A HISTÓRIA DA CAVALINHO, O FINO EM CANINHA!


 O bairro da Vila Rezende é um dos mais antigos da Piracicaba e teve até o privilégio de receber a presença de Dom Pedro II, quando a cidade ainda era apenas uma província e muitas empresas de renome surgiram nesta região, e uma delas é a Cervejaria Caestano ou  irmãos Carmignani S.A.

Falando desta forma   poucos moradores saberão do que ou de quem estamos falando., mas se acrescentarmos a palavra Caninha Cavalinho aí a coisa muda de figura.

A empresa surgiu com o empenho de Caetano Carmignani, filho de Jeová Quino Carmignani e Maria Salvatore Papini Carmignani, nascido em 8 de novembro de 1875 na Itália na cidade de Monte Carlo, Província de Lucca e veio como Imigrantes para o Brasil em 1887, ainda criança, com somente 12 anos de idade e foi morar nas proximidades de Piracicaba. 

Em 1904, já com seus 29 anos de idade, teve a ideia de instalar aqui uma fábrica de cerveja e conseguiu adquirir  uma área de 1000 metros quadrados de terra da família Barão de Resende e a construiu no ano de 1907,tanto  a fábrica quanto a sua residência, na Avenida Dona Francisca 60, esquina com Monsenhor Gallo, e iniciou como cervejaria e refrigerantes naturais, mas  com o falecimento do Patriarca em 1932, o controle da empresa passou para os filhos e dois anos depois, começou a fabricar em maior escala os refrigerantes  Gengibirra e Tubaína de vários sabores, mas após alterarem a razão social da empresa, tiveram a ideia  de fabricar aguardente, criando o produto e o nome que destacou a empresa no mundo todo, conhecida como Caninha Cavalinho e o seu Slogan era "O fino em Caninha".

 Houve várias marcas genéricas na época de sua criação, mas quem imperava em vendas era a Cavalinho. Tempos depois, a marca foi vendida para  a destilaria Capuava,  e a concorrência naquela época, se tornava cada vez mais implacável.

Após sua fase de ouro e venda da sua marca em dezembro de 2006, hoje o local onde funcionava a empresa é preservada e muito bem cuidada pelos filhos e netos, e se você passar em frente a fábrica, ainda é possível ver a marca semi apagada na parede, testemunhando esta inesquecível  época que tanto orgulho trouxe ao bairro da Vila Rezende. Na época, existiu também  outra grande do ramo de aguardente, no mesmo bairro da Vila Rezende, de Tatuzinho e criou um jingle que era cantado assim - Ai Tatu, Tatuzinho, me abra a garrafa e me dá um pouquinho - que "grudava da cabeça". Mas isto é uma outra história....

Redação: José Santos (Maestro Cidão) Mtb 007.4724 SP / Foto: Ilustrativa / Fonte: cervisiaflia.blogspot.com.br

Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem