Enquanto algumas autoridades da cidade, insistem em investir em construções de praças de pedágios com preços absurdos, em plena época de séria pandemia, prejudicando e travando parcialmente o direito de ir e vir dos cidadãos e conflitando bem no exato momento em que o município é elevado a categoria de líder de um novo conglomerado regional, por outro lado, existe um povo que ao renovarem conscientemente seus votos nas urnas, teve como consequência positiva a vitória de toda comunidade em transporte urbano gratuito.
Este fato é verdadeiro e já está em vigor em uma cidade considerada a segunda mais populosa do Ceará, com quase o mesmo numero de habitantes da cidade de Piracicaba, ou seja, 400 mil habitantes, te a passagem gratuita nos ônibus Coletivo publico municipal é válido tanto para a área urbana, quanto a rural.
Estamos falando da cidade de Caucaia, em Fortaleza, e este resultado positivo foi fruto de vários estudos, responsabilidade fiscal e promessas cumpridas perante a população, no zelar e defesa dos interesse dos menos favorecidos.
Esta impactante conquista, em muito melhorou a vida dos trabalhadores e estudantes que utilizam diariamente o transporte público, havendo um aumento entre 15% a 36% na renda familiar da população mais simples dos bairros e também a diminuição em até 40% no fluxo e circulação de veículos em toda cidade, acarretando assim, em um positivo impacto ambiental.
Com isso, a prefeitura já estimou o seu gasto em cerca de R$ 25 milhões ao ano com o serviço gratuito, sendo que todo recurso sairá do Tesouro municipal.
Segundo o prefeito municipal Vitor Valim (Pros), isso só foi possível em função da modernização administrativa, a responsabilidade fiscal e a nova forma de gestão financeira. Com isso, esta nova forma permitiu o aumento em mais de 18% na arrecadação direta do município.
Para se ter uma idéia, uma das bases de cálculos dos mentores, foi sobre a média mensal de passageiros da cidade, que é de 736.070 e o equalizar de todas as linhas somadas percorridas, que é de 487.932 km ao mês.
Com isso, também já está previsto o crescimento do número de usuários, estimados em cerca de 30% entre segundas a sextas e 100% aos finais de semana.
Se você, caro leitor acha que devemos introduzir esta iniciativa publica em nossa ou sua cidade, deixe aqui o seu comentário.
Postar um comentário
O seu comentário é muito precioso para nós!