capa

A Voz dos Bairros de Piracicaba

O BAIRRO JUPIÁ E A SUA COMUNIDADE NAS ALTURAS!



Há mais de 40 anos, surgia o bairro Jupiá e a sua fundação aconteceu em meados de maio, no início dos anos 70, na era Adilson Maluf e entregue oficialmente em 1977. Sua construção foi uma parceria com a Cohab/Campinas, sendo que a prefeitura  ficou responsável pela implantação de toda a infraestrutura urbana local. 

A história conta que, devido à demora, os moradores, por meio de Associação de Moradores e Centros Comunitários, pressionavam o setor público para que acelerassem tais investimentos.

A princípio, o Jupiá não tinha escola estadual e os alunos eram transportados para escolas do bairro Paulista ou Jaraguá.

Depois, foram improvisadas salas em escolas metálicas, desconfortáveis no inverno e no verão, até que no início dos anos 80, foi articulada a construção da Escola Estadual Luciano Guidotti, quando o prefeito Barjas Negri era secretário de Educação.

Desde então, o bairro ganhou escolas públicas de ensino fundamental e médio, de educação infantil, posto de saúde, Centro de educação digital, áreas de lazer, campo de futebol, campo de bocha e  Centros Comunitários.

O bairro cresceu com a expansão do Glebas Califórnia, Chácara Espéria e a criação de quatro escolas, a EMEF Profª. Ilda Jenny Stolf Nogueira, EMEF Profª. Vilma Leone Dal Pogetto, a Escola de Educação Infantil Profª. Mariza Elvira Ell Faganello  e a Escola de Educação Infantil Alceu Marozzi Righetto, no Glebas Califórnia.

Também houve um considerável crescimento do comércio, empresas e lojas de porte médio de vários segmentos e a chegada  do jornal A Voz dos Bairros, que unia as comunidades e o comércio da Paulista, Paulicéia, Jaraguá ,Castelinho e Jupiá, com distribuição gratuita em mãos.

Hoje, após a duplicação da Avenida dos Marins, os moradores conquistaram um Centro de Lazer, Academia de Ginástica ao ar livre, Varejão Comunitário, prédios e condomínios  verticais, sendo eles um dos responsáveis pela  ampliação e o adensamento populacional e social da “Comunidade Jupiense”. 

Na próxima edição falaremos sobre o Bairro Bongue e a temível Inhala Seca!

1 Comentários

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postar um comentário

O seu comentário é muito precioso para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem